Nosso Blog
As estratégias para atenuar a progressão da doença renal crônica
16/09/2025 - Redação
A doença renal crônica (DRC) é uma condição clínica definida pela presença de anormalidade estrutural ou funcional renal, durante um período de pelo menos três meses, com a perda progressiva da função dos néfrons e consequente perda de sua capacidade de filtrar o sangue e manter a homeostase.
As terapêuticas clínicas para a incontinência urinária não neurogênica
16/09/2025 - Redação
A incontinência urinária (IU) refere-se à queixa de qualquer perda de urina, que pode ser involuntária, provocada pelo indivíduo ou descrita por um cuidador. Essa perda involuntária pode estar associada com a urgência e também com esforço ou esforço físico, incluindo atividades esportivas, ou em espirros ou tosse.
As diretrizes clínicas das ictioses hereditárias
16/09/2025 - Redação
As ictioses hereditárias são doenças genéticas caracterizadas por alterações na queratinização da pele, resultando em descamação e espessamento cutâneo. São doenças genéticas causadas pela presença de variantes patogênicas em diversos genes envolvidos no processo de queratinização ou corneificação da epiderme.
O tratamento do neuroblastoma
16/09/2025 - Redação
O neuroblastoma é um tipo de câncer que se origina nas células nervosas, geralmente envolvendo uma abordagem multidisciplinar e pode incluir algumas modalidades. O tratamento de suporte é essencial para gerenciar os efeitos colaterais da terapia e melhorar a qualidade de vida do paciente.
A morbidade do leiomioma de útero
09/09/2025 - Redação
Os miomas são uma causa comum de morbidade em mulheres em idade reprodutiva. No entanto a maioria apresenta-se assintomática não necessitando de nenhuma intervenção. A maioria das mulheres sintomáticas apresenta mioma na 4ª e 5ª décadas de vida. A incidência varia grandemente – de 5% a 80% –, de acordo com o método diagnóstico utilizado.
Os fatores de riscos do glaucoma
09/09/2025 - Redação
O glaucoma é uma neuropatia óptica com repercussão característica no campo visual, cujo principal fator de risco é o aumento da pressão intraocular (PIO) e cujo desfecho principal é a cegueira irreversível. O fator de risco mais relevante e estudado para o desenvolvimento da doença é a elevação da PIO.
As diretrizes médicas para a retocolite ulcerativa
09/09/2025 - Redação
A retocolite ulcerativa (RCU) é uma doença inflamatória intestinal crônica caracterizada por episódios recorrentes de inflamação que acomete predominantemente a camada mucosa do cólon. A doença usualmente afeta o reto e também variáveis porções proximais do cólon, em geral de forma contínua, ou seja, sem áreas de mucosa normal entre as porções afetadas.
A terapêutica da deficiência do hormônio de crescimento
09/09/2025 - Redação
A deficiência do hormônio de crescimento (DGH) pode ser congênita ou adquirida, levando a consequências significativas na estatura e na saúde geral dos pacientes. O tratamento é essencial para promover o crescimento em crianças e melhorar a qualidade de vida em adultos.
Os riscos de contrair a dengue
09/09/2025 - Redação
A fase crítica da dengue pode estar presente em alguns pacientes, sendo capaz de evoluir para as formas graves. Por essa razão, medidas diferenciadas de manejo clínico e observação devem ser adotadas imediatamente.